ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Feminicídio no Rio Grande do Sul

Dez mulheres são assassinadas durante o feriado de Páscoa.

O feriado de Páscoa foi marcado por uma onda de violência contra mulheres no Rio Grande do Sul. Dez feminicídios foram registrados em diferentes municípios do Estado entre a Sexta-feira Santa e a segunda-feira (21). Os casos mais recentes ocorreram em Pelotas, na Região Sul, e nos municípios de Serafina Corrêa e Ronda Alta, no domingo (20). Seis das vítimas foram mortas na Sexta-feira Santa, em cidades distribuídas por diversas regiões gaúchas.
Diante desses dados alarmantes, a Polícia Civil anunciou a antecipação do lançamento de uma plataforma digital que permitirá o pedido de medidas protetivas de forma online. Uma reunião nos próximos dias deve definir a data de início do funcionamento da ferramenta, que será disponibilizada no site da Delegacia de Polícia Online da Mulher.
No ano passado, o Estado contabilizava 72 casos de feminicídio. As vítimas tinham idades entre 6 e 70 anos, evidenciando a gravidade e o alcance dessa violência. Em 84,7% das ocorrências, o autor do crime foi o companheiro ou ex-companheiro da vítima. A residência tem sido o principal local dos assassinatos, concentrando 72% dos casos. A maioria dos crimes foi cometida com arma branca, e, em grande parte, as vítimas mantinham uma relação conjugal com o suspeito. Entre as vítimas, 48 eram mães e, em 24 casos, elas tinham filhos com o próprio autor do feminicídio. Quanto aos agressores, 72% foram presos após os crimes.
Em Sant’Ana do Livramento o último feminicídio consumado foi em 2022. No ano passado foram 4 tentativas de feminicídio, este ano nenhum fato.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.